Terça-feira, 2 de Janeiro de 2007

Bla Bla!

                    

Passado quase um dia desde a nossa entrada em 2007, as novidades são poucas ou nenhumas. Que eu esteja a ver não tenho nada de novo para contar.

 

Já repararam na festa que se faz pelo facto de transitarmos de um ano para outro! Qual é o verdadeiro significado disto? Será que esta passagem trás algo de novo!? Será que a nossa vida muda!? Respondam-me vocês.

 

Já se tornou um hábito, ou melhor, um acto social, irmos para a rua festejar a mudança do ano com o Champanhe e o copinho a acompanhar. Irmos para a rua ver o espectáculo pirotécnico de 15 minutos de duração no qual damos muitos “aaaaaah!” e quando acaba dissemos “epa, já acabou?”. Depois bebemos mais um copito de Champanhe, andamos aos encontrões com tantas outras pessoas que também estão a praticar este acto social. Damos o “Bom Ano” aos amigos e conhecidos por essa rua fora e, quando estamos fartos, vamos para casa. Todos os anos a mesma coisa. E o que muda!? Nada ou quase nada!

 

De seguida relato algumas coisas que retive do ano de 2006:

 

Plutão foi despromovido do sistema solar por um conjunto de astrónomos que, reunidos em Praga no dia 24 de Agosto de 2006, assim o decidiram. 8 planetas apenas agora completam o nosso sistema solar.

 

O circo volta sempre nesta altura. Durante a 2ª quinzena do mês de Dezembro e um bocadinho de Janeiro, o circo faz a sua aparição na nossa TV e também algumas cidades, para fazer as delícias dos seus, cada vez menos, aficionados. E durante o resto do ano, o que andará ele a fazer!? Está de férias e só trabalha sazonalmente!?

 

Voltando ao espectáculo pirotécnico, na Madeira foram gastos 1 milhão de euros neste espectáculo de belo efeito para os nossos olhos, quer dizer, para os olhos de quem lá estava a deliciar-se com o dito espectáculo, os nativos e os muitos turistas que acolheram à “ilha”. Mas afinal, não era o representante maior da “ilha” que contesta a nova lei de financiamento da Câmaras!? Este milhão dava para muita coisa, não!?

O que? Questões de turismo e a imagem da ilha servem de justificativo. Ok!

 

Quem nunca viu por algumas cidades os relógios que fazem a contagem decrescente da conclusão do Programa POLIS? “Faltam tantos dias, tantas horas, tantos minutos e tantos segundos para a conclusão das obras (Programa POLIS)”. Toda a gente já os viu e, como li hoje num jornal, posso dizer-vos que muitos deles acabaram essa contagem até ao final de 2006. Contudo, o programa continua. Por outras palavras, os fundos comunitários que vieram para serem investidos na requalificação de muitas zonas urbanas de muitas cidades, não foram aplicados no seu devido tempo. E porque aconteceu tal coisa? Será que o relógio estava avariado e contou o tempo depressa de mais!?

 

O fenómeno das deslocalizações. A fábrica Opel na Azambuja foi sem duvida o grande exemplo deste fenómeno, provocando o desemprego de centenas de trabalhadores e mostrando a fraca força politica que o nosso Governo tem. Apenas lhe resta ir à Tribunal com a poderosa General Motors, reclamar uma indemnização tendo em conta os incentivos fiscais e financeiros de que beneficiou por se ter implementado nosso pais.

Mas como este caso, há mais. Mas infelizmente não há nada que possamos fazer porque vivemos numa sociedade global capitalista onde apenas se olha ao lucro fácil à baixo custo.

 

O Processo de Bolonha esta ai. As nossas Universidades estão quase todas a funcionar segundo as regras deste processo. Contudo, vários políticos responsáveis pela sua implementação, já se demitiram dos seus cargos alegando desconhecerem qual o sentido que o Governo pretende tomar com a implementação deste, desconhecendo, à médio e longo prazo, as necessidades que o mercado de trabalho terá para assim poderem formar/especializar milhares de alunos que entram às fornadas nas faculdades. Enfim!

 

E sabiam desta? A TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básicos e Secundários) é o novo nome da Nomenclatura Gramatical Portuguesa. Esta só será aplicada em 2008 mas já está a dar que falar. Porque? Vejamos: A nova terminologia vai substituir os termos verbo, substantivo, pronome, adjectivo e adverbio por “nomes comuns, contáveis ou não, animados ou inanimados, humanos ou outros, quantificadores definidos ou indefinidos, advérbios disjuntos, modificadores preposicionais, adverbiais ou frásicos e toda a restante tralha da TLEBS”. Exemplificando: um «cão» que até agora é um substantivo comum masculino singular, segundo a TLEBS, passa a ser um nome comum, contável, animado e não humano. Engraçado não!

 

Os pólos da terra continuam a derreter a um ritmo alucinante. Nenhum país até ao momento tomou medidas ambientais drásticas. Estão todos cientes do problema mas, com certeza, continuam todos a espera que aconteça algo dramático para assim começarem a pensar em se fazer alguma coisa. Não chegam os tratados de Quioto, onde, por exemplo, uns dos principais poluíres do mundo, EUA, não o assina, desrespeitando tudo o que este documento diz. Alias, são palavras do próprio Sr. Bush, que diz que os EUA não assinarão qualquer acordo no que toca à assuntos ambientais. Então mas afinal, o pais que se diz dominador do mundo, não deveria ser o principal mentor na tomada de medidas rápidas para a preservação ambiental do nosso planeta!?

Talvez mais importante tenha sido executar o Saddam sem se pensar nas consequências que dai advirão.

 

Ai tantos episódios que aconteceram em 2006. Desde os fogos de verão; as últimas chuvas que provocaram enchentes e desaparecimento de mais um pouco de costa por esse país fora; a idade da reforma e as reformas antecipadas; as manifestações dos professores; os desconhecidos voos da CIA que afinal passaram por território aéreo português; os novos episódios com o aparecimento de um livro que desponta um caso que indiciam crimes no mundo futebol/político/empresarial; o optimismo do discurso do Sr. Primeiro Ministro em qualquer que seja o assunto em que é questionado; a Time que elegeu como pessoa do ano o utilizador da net; o fenómeno Gato Fedorento que continua a andar pelas bocas das pessoas; a nossa Selecção de futebol vai abrir as portas à mais um brasileiro naturalizado português. Ai tantos outros que ficam por escrever.

 

Esperemos que o ano de 2007 seja melhor e que não seja tão negativamente criativo.

 

Fil

sinto-me: assim assim
publicado por netoscity às 01:15
link do post | Comenta... | Adiciona aos teus favoritos
|
2 comentários:
De Mónica a 2 de Janeiro de 2007 às 22:09
Só aspectos negativos? E os positivos não contam?!?!? Falando assim, dás a entender que 2006 foi um mau ano!! Espero que 2007 te deixe um pouco mais Optimista.
Apesar de não estar a ser nada original, e como meu objectivo é desejar o melhor às pessoas de quem gostamos, cá vai.... FELIZ 2007.


De Edu a 3 de Janeiro de 2007 às 12:32
2006 também teve os seus aspectos positivos... apareceu a Floribela para dar amor e carinho aos seus amiguinhos (e já agora... acreditem sempre nos vossos sonhos amiguinhos!!!) .
Um Feliz 2007 para todos os que passeiam pela comunidade Netense !


Comenta...

.pesquisar

 

.Abril 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
28
29
30


.arquivos

. Abril 2011

. Julho 2010

. Maio 2010

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

.posts recentes

. Via Sacra

. Festa à Divina Misericórd...

. Cartaz da Festa em honra ...

. Festas em Honra de Santa ...

. Tradição - Partida de 1 d...

. A Lagoa das Queridas

. Festas de S.Tomé

. Inauguração da Capela dos...

. It's time to say goodbye ...

. Preocupações ambientais

. O Santo da Internet

. 4 de Novembro de 2008

. O site da Carne

. O dia depois do Magalhães

. A proposito da crise fina...

. Mais uma...

. Erotismo para alertar men...

. Figueira da Foz na Catalu...

. S.Tomé 2008

. Nova Ponte dos Arcos

. Aumento repentino do pode...

. Falta um ano para irmos a...

. Bloqueio chegou ao fim...

. O Euro 2008

. Expo Artesanato

. O sinal de localidade!?

. Utentes

. Pôr do Sol na Figueira da...

. O Maestro arrumou as bota...

. Já lá vão três

.links

.Movimentos

 

 

Movimento QTBGPO

 

Personal Blogs - Blog Catalog Blog Directory Estou no Blog.com.pt BlogBlogs Add to Technorati Favorites

.subscrever feeds